VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

sábado, 15 de junho de 2013

O ECUMENISMO

O Movimento Ecumênico é um dos mais divulgados movimentos religiosos da atual fase da história eclesiástica, Por isso, se faz necessário tratarmos do mesmo, para podermos, com convicção,tomar posição diante dele.
O QUE É ECUMENISMO

A palavra ecumenismo é de origem grega (oikoumene) e significa a terra abitada, isto é, a parte da terra abitada pelo homem e organizada em comunidades sistemáticas, a saber: vilas, fazendas, cidades, escolas, instituições, etc. Com este significado, a referida palavra aparece no Novo Testamento, em textos como:

Lucas 4.5,6
''E, elevando -o, mostrou - lhe, num monte, todos o reino do mundo
(oikoumene). Disse - lhe o Diabo: Dar - te - ei toda está autoridade e a 
destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.''
Mateus 24.14
''E será pregado este evangelho do reino por todo mundo (oikoumene),
para testemunho a todas a nações. Então, vira o fim.''

No decorrer dos séculos, três diferentes seguimentos do Cristianismo têm e apropriado dessa palavra, reivindicando ecumenicidade.

1º). A igreja Católica Romana afirma ser ecumênica por abranger todo o mundo.

2º). As igrejas ortodoxas do Oriente alegam sua ecumenicidade, apontando sua ligação com a igreja primitiva.

3º). Certas igrejas protestantes, estimuladas pelo ''Ecumenismo de Genebra'', envidam esforços no sentido de unir as igrejas de todo mundo para com isso tornar aparente e visível a união da cristandade.

PROPÓSITO DO ECUMENISMO

Não obstante possuírem elementos distintos, as igreja católica - romanas, ortodoxa e protestante, estão trabalhando para alcançar um ecumenismo amplo e sem fronteiras, e que culmine com a união de toda cristandade. E com o propósito de tornar isto possível, duas duas medidas foram tomadas:

1º). Por iniciativa de algumas igrejas protestantes, em 1938 foi fundado o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), com o propósito de colocar sob uma mesma bandeira todos os seguimentos do Protestantismo.

2º). A realização do Concílio Vaticano II, no período 1962/65 onde foi largamente tratada a questão dos ''irmãos separados'' ( uma referência aos protestantes ), e sugerido os métodos para reuni - los num só rebanho.

Devemos reconhecer que a proposta ecumenista da Igreja Católica Romana, feita pelo Concílio Vaticano II, tem um alcance bem maior do que as medias ecumenistas propostas pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pois visa congregar num só rebanho toda cristandade. O ponto mai alto da questão ecumenista proposta pela igreja de Roma, consiste num fato de duplo aspecto:

a). Que as igrejas protestante e ortodoxas considerem o fato de terem deixado Catolicismo, pelo que devem voltar ao seio da ''Igreja Mãe'';

b). Que se submetam ao papa de Roma como ''único pastor''.

Evidentemente, para o protestantismo e para a Igreja Ortodoxa, aceitar a política ecumênica do Vaticano, significa renunciar os muitos séculos de luta contra contra o predomínio católico - romano, a adoração ás imagens de escultura, e pretensa infalibilidade papal e demais hábitos e crenças pagãs do Catolicismo Romano, além das inovações e distorções doutrinária da Bíblia. Isso, sem falar nas perseguições e massacres, como os da inquisição.

Após vários anos de relutância contra o Ecumenismo proposto pelo Conselho Mundial de Igrejas, a igrejas ortodoxas da Rússia, Bulgária,, Romênia, e Polônia, tornaram - se membros daquele Conselho, enquanto que a Igreja Católica Romana, até então indiferente e até mesmo suspeita, vem demostrando um profundo interesse pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Na assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, reunida em Upsala, Suécia, em 1968, os 15 observadores oficiais da Igreja Católica Romana, foram aplaudidos calorosamente. Inclusive, um deles chegou a dizer que esperava o dia em que sua igreja (isto é, a Católica Romana) se tornasse um dos membros efetivos do Conselho Mundial de Igrejas.

Por todo mundo onde o Conselho Mundial de Igrejas tem a suas filiais, os católicos - romanos e protestantes estão se aproximando cada vez mais, unindo - se em muito projetos e atividades eclesiásticos.

Hoje é muito comum ouvir - se acerca de cultos e de outros eventos religiosos, celebrados por sacerdotes católicos e concelebrados por pastores protestantes, ou vice - vera.

O ECUMENISMO NO BRASIL

No Brasil, o Ecumenismo tem lançado suas bases através do Conselho Nacional de Igrejas, e dele já fazem parte as igrejas Luterana, Episcopal do Brasil, Cristã Reformada e a Católica Romana.

REFUTAÇÃO

O reverendo Alexander Davi, da Igreja Reformada, e professor do Seminário Teológico da Fé, de Gujranwala, Paquistão, abandonou o Conselho Mundial de Igrejas, e justificou a sua ação com as seguintes palavras:

''O Conselho Mundial de Igrejas está nos levando para igreja Católica
Romana. O seu programa expresso é conseguir a união de todas as
denominações protestantes em primeiro lugar; depois a união com a igreja
Ortodoxa Grega, e, finalmente, com a igreja Católica Romana.
''Essa união com a igreja Católica Romana será uma grande tragédia para
a igreja Protestante, porque, em consequência, destruirá o testemunho 
distintivo do Protestantismo. A Igreja Católica Romana não modificou sua 
doutrina desde os dias da Reforma do século XVII, pelo contrário, tem
acrescentado muita tradições e superstições ao seu credo. Portanto, no 
caso de uma união, a igreja Protestante será, em ultima instância, absorvida 
em uma igreja Católica monolítica''. O Presbiteriano Bíblico São Paulo,
Dezembro/1969 a Maio/1970; citado pelo jornalista Abrão de Almeida, 
no eu livro Babilônia, Ontem e Hoje.

A POSIÇÃO EVANGÉLICA

Para melhor explicar a nossa posição diante do Ecumenismo proclamado pelo Conselho Mundial de Igrejas, apoiado pela Igreja Católica Romana, quero adiantar que não podemos aceitá - lo, poque:

1º). A unidade sobre a qual Cristo falou em Jão 17.19-23 tem Cristo e não qualquer outra pessoa ou organização como centro de convergência;

2º). Insisto na absoluta necessidade do  homem nascer de novo através do sangue de Cristo, único meio de salvação, enquanto que o Ecumenismo procura congregar num ''só rebanho'' alvos ímpios, como se nenhuma diferença houvesse entre ambos;

3º). Insisto no cumprimento da ordem missionária de Jesus Cristo, o que só será possível se virmos os homens como Cristo os viu, pecadores perdidos, sujeitos ao inferno, não importando a que religião pertença;

4º). Insisto na unidade da igreja invisível em torno de Jesus Cristo, mas sob a direção do Espirito Santo, independente do que os esforços e a política humana possam fazer;

5º). Creio que o Conselho Mundial de Igrejas e a sua política ecumenista, estão sendo instrumento de Satanás para levantar na terra a super igreja que dará suporte espiritual a carreira do Anticristo (A BESTA) e seu Falso Profeta, após o arrebatamento da Igreja salva, Aleluia !!!
   
DEUS ABENÇOE SUA VIDA AMADO LEITOR
Escrito por Junio silvino de souza
Campus Teol�gico Rev. Dr. Bernhard Johnson Jr.
www.eetad.com.br





           












  

4 comentários:

  1. Paz, caro! Como sempre, boa postagem. Há igrejas ditas evangélicas pregando o ecumenismo, de modo disfarçado. Para o cristão não vale a frase ecumênica "maior é o amor que nos une do que a doutrina que nos divide"!
    Devemos, sim, dividir entre o verdadeiro e o falso com a Doutrina bíblica.
    Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão Marcos, essa uma das doutrinas que tem que ser combatida pelo povo de Deus, muito obrigado pelo seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. A paz amado! Sou o moderador do Blog Panorama Cristão, que bom que gostou de meu blog e que pude influenciar positivamente de alguma forma. Saiba que O senhor precisa de homens como você que tem um Ministério inegociável, irei seguir seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Paz Junio!!! Que Bênção continue assim suas postagens estão ótimas.
    Tenha uma noite abençoada.

    ResponderExcluir