VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

domingo, 2 de junho de 2013

CURIOSIDADES BÍBLICAS O CORPO HUMANO PARTE 3

3. CONSIDERAÇÃO TEOLÓGICA

Vamos considerar agora os diversos usos da palavra corpo conforme é empregado no Novo Testamento:

a). O CORPO DO PECADO (Rm 6.6). Está frase não justificá a antiga filosofia que ensinava que o corpo é a sede do mal, que deveria, portanto, ser enfraquecido e desprezado. Tal ideia contradiz o testemunho bíblico relativamente ao corpo humano. O pecado não começou com o corpo, mas é, antes, uma vontade rebelde contra Deus e sempre continuará sendo o mesmo. O corpo do cristão, por exemplo, tem inconfundíveis marcas de honra e dignidade.
É para o Senhor e o Senhor é para o corpo(1Co 6.13); também se diz que é templo do Espirito Santo (1 Co 6.15,19); seus membros devem ser devidamente submissos a Deus como ''um sacrifício vivo, santo, etc.'' (Rm 12.1).
Se o corpo fosse a sede do pecado, seria abandonado e não remido: mas foi dito que o Espirito ''vivifica'' esse corpo mortal. portanto, a frase, o corpo do pecado, foi usada em Romanos 6.6 para descrever o ''velho homem'', ou a natureza do pecado. Como o corpo humano expressa a vida do homem, assim o poder do pecado que se expressa pode ser anulado pelo poder do Espirito. O corpo do pecado é, portanto, nada mais do que o poder do pecado a se expressar no corpo físico e mortal.

b). O CORPO DESTA MORTE (Rm 7.24). Novamente está em foco a natureza do pecado, ou aquilo na carne (oãpe) que se opõe a Deus. A luta de Paulo, que testemunhamos neste contexto (Rm 7.15.25), é entre o EGO salvo (hipoteticamente considerada). Ele clama por libertação daquilo que ele compara ''com um corpo morto'' sempre presente com ele. Mais adiante Paulo diz que ele mesmo esmurrava o seu próprio corpo, para colocá - lo em sujeição á vontade de Deus (1Co 9.27).

c). O NOSSO CORPO ABATIDO (Fl 3.21). Ou como diz em outra tradução: corpo miserável ( Edição ''Ave Maria'' - 1960).
Aqui a tradução está totalmente defeituosa, por que nada do que Deus fez é miserável. Essa versão foi apenas para favorecer a ideia pagã quanto ao corpo humano. A tradução ARA diz ''o nosso corpo de humilhação'' (Fl 3.21). E, portanto, este deve ser o sentido exato.

d). O CORPO DE CRISTO (Mt 26.12; Ef 5.30). Nestas duas passagem o sentido ''corpo de Cristo'' tem um sentido duplo.
No primeiro caso, refere - se ao ''seu próprio corpo''.
Enquanto que no segundo, refere - se á sua Igreja. Conclusão: ''Com referência ao corpo humano, podemos  concluir que pela criação é um produto do ''pó'' da terra: ele é sustentado pelos elementos que derivam do pó e retornam ao pó como está predito. Está condenado a morte por causa do pecado que ocasionou a queda. Mas está sujeito a ressurreição ou trasladação pela salvação em Cristo e é tão eterno (nesse sentido) quanto a alma e o espirito do homem''.











     

Nenhum comentário:

Postar um comentário