VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Oseias o Matrimônio como exemplo de relacionamento com Deus

                                                                            
                                                                              Oseias
                                                         
                                                        O Matrimônio como Exemplo de
                                                             Relacionamento com Deus

Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e óleo e lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usam para Baal.
-Oseias 2.8
E acontecerá naquele dia, diz o Senhor, que me chamarás: Meu marido e não me chamarás mais: Meu Baal.
-Oseias 2.16
                                                                             Introdução
Deus tem formas muito didáticas para lidar com seu próprio povo, e Oseias, o primeiro dos chamados profetas menores, é um exemplo disso.
Nele vemos a forma que Deus chama a atenção de Israel e de sua infidelidade, e de que forma agiria para que seu povo se tornasse para Ele.É uma prova do quanto Deus ama seu povo insistentemente, ainda que esse mesmo povo não mereça.
                                                                        Quem Foi Oseias
Oseias, o primeiro dos chamados profetas menores, foi filho de um homem chamado Beei. A Bíblia registra que ele se casou e que teve três filhos. Pelo que apresenta a Bíblia, sua mulher, Gomer, foi uma prostituta. Ela deu a Oseias três filhos: Jezreel (Deus espalhou), Lo-Ruama, uma menina (desprezada) e Lo-Ami, outro filho (Não é meu povo). Há quem creia que desses três filhos apenas o mais velho era de Oseias, e os dois outros seriam frutos das traições de Gomer. A família de Oseias, como se percebe, não era das mais dignas de ser serem seguidas.
A literalidade do casamento de Oseias tem sido muito discutida. Muitos especialistas no AT pensam que Deus não ordenaria a um de seus profetas que se casasse com uma prostituta.

Oseias descreve os
Acontecimentos como
rLiterais, a ponto de dizer
que Gomer tem três
filhos depois de se casar
com ele. Além disso,eu
nenhuma referência
existe na profecia de que
o casamento de Oseias
com Gomer deve ser
entendido como uma
figura parabólica.

Entende-se que Oseias, por ser profeta, era um homem consagrado.
Como Deus iria ordenar a um homem temente a casar-se com uma mulher cuja reputação era questionável, por força de seus hábitos reprováveis? Se essa perspectiva puder ser ceita, teremos então que tal união jamais aconteceu.
Ocorre que Oseias descreve os acontecimentos como literais, a ponto de dizer que Gomer tem três filhos depois de se casar com ele. Além disso, nenhuma referência exite na profecia de que o casamento de Oseias com Gomer deve ser entendido como uma figura parabólica. 
Nesse aspecto, para que aja um equilíbrio dentro das diversas opiniões, Gleason L. archer Jr sugere que a melhor solução ao problema acha-se na suposição que quando Oseias se casou com Gomer, está não seria uma mulher de moral abertamente baixa. Se Oseias entregou sua mensagem em anos posteriores, pode ter considerado a história da sua tragédia doméstica, e descoberto nela a mão orientadora de Deus...

Mais importante que 
saber quem foi Oseias é 
é a certeza de que ele era
um homem de Deus, e
que ouviu a voz de Deus
para que cumprisse uma 
ordem nada ortodoxa:
casar com uma mulher 
dada á prostituição.

A posição de Archer tem por objetivo, como foi dito, solucionar o problema aparentemente moral que envolvia o cumprimento da ordem de Deu ao profeta. Esse é uma proposta que considero equilibrada, mas como não há uma referência no tocante ao momento em que Gomer se tornou uma prostituta, tratarei este capítulo como se ela já fosse uma mulher de moral questionável quando Deus ordenou a Oseias que se casasse com ela, até em respeito á narrativa do próprio profeta. 
Para que não tenhamos dúvidas da procedência divina dessa ordem, lembremo-nos de Oseias 1:2 "O princípio da palavra do Senhor a Oseias; disse, pois, o Senhor, a Oseias...". Duas vezes o Senhor é citado apenas no verso 2 do capítulo 1 de Oseias, e não por redundância. Ele desejava que soubéssemos que realmente essa ordem partiu dEle.
Em alguns momentos, Deus ordena a seus servos que cumpram certas missões nada ortodoxas. Ordenou que Abraão oferecesse seu filho em holocausto em uma montanha. A Josué, ordenou que atravessasse o Jordão no período de cheia do rio, e ordenou a Josafá que mandasse cantores na frente do exército, para que adorassem a Deus. É evidente que nos planos divinos a propensão a obediência rendeu resultados positivos. A Abraão, ordenou que parasse o ritual, preservando, assim, a vida de Isaque. Josué presenciou o rio Jordão e abrindo para que o povo passasse, e Josafá presenciou a derrota de seus inimigos pela mão de Deus. Mas e Oseias?

Oseias teve que contrair núpcias com uma mulher que partilhara sua cama com muitos outros homens.
  
A reprimenda de 
Deus não deve ser
desmerecida. O estado 
espiritual do povo era 
deplorável, e nem a 
liderança religiosa dava
o exemplo necessário
para que o povo se
arrependesse. Faltava
enino, como também
o temor.

Sua Mensagem

Oseias nos apresenta a história de um Deus que ama de forma insistente eu povo. Esse amor não é correspondido na mesma medida, como vemos ao longo da história do Antigo Tesamento. Apesar de Deus ter dado aos israelitas a liberdade, uma terra, transformando-os em uma nação e trazendo-lhes
prosperidade, os israelitas continua e facilmente se esquecia de Deus e de seus preceitos, abandonando-o e se voltando a outros deuses. Essa situação não é ditante da nossa própria
realidade, pois o homem tem facilidade de se esquecer de Deus e do amor demonstrado por Ele.
O casamento de Oseias com uma "mulher de prostituições" é uma comparação clara com a própria nação de Israel. Deus considerava o assunto prostituição de forma dupla: no sentido físico, quando os israelitas participavam de cultos a outros deuses que envolviam a pática sexual como parte da liturgia, e no sentido espiritual, deixando a adoração ao Senhor para envolverem-se com outros deuses.
A profecia de Oseias teve como destinatários os israelitas do Reino do Norte, Israel. Ellisen comenta que

embora sejam dados o nomes dos reis de Judá com a finalidade de localizar 
a época, e Judá seja mencionado no livro, a profecia é dirigida ao Reino do norte,
Israel... Dirige-se a ele como "Efraim" trinta e sete vezes,  em virtude da 
poderosa tribo do centro oriunda do muito abençoado filho de José. Efraim
quer dizer "fértil"

Matthew Henry diz acerca de Oseias e de sua mensagem:

Ele deveria convencê-los dos seus pecados, ao se desviarem de Deus em prostituições,
casando-se com uma mulher que praticava prostituição... Ele deveria predizer a
destruição que viria sobre eles por causa de seu pecado, nos nomes de seus filhos, 
o que significava que Deus os estava rejeitando e abandonando... Ele deveria falar da 
consolação ao reino de Judá, que ainda retinha a adoração pura a Deus, e assegurar-lhe
a salvação do Senhor... Ele deveria dar ma declaração da grande misericórdia que Deus tinha 
reservado tanto para Israel quanto para Judá, nos últimos dias...

A reprimenda de Deu não deve ser desmerecida. O estado espiritual do povo era deplorável, e nem a liderança religiosa dava o exemplo necessário para que o povo se arrependesse. Faltava enino, como também o temor:

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; por que tu rejeitaste
o conhecimento, também eu te rejeitei, para que não seja sacerdote diante de mim;
visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Como eles se multiplicaram, assim contra mim pecaram; eu mudarei sua honra em 
vergonha. Alimentam-se do pecado do meu povo e da maldade dele têm desejo ardente.
Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e visitarei sobre ele os seus caminhos 
e lhe darei a recompensa das suas obras. (Os 4.6-9)

 Em que Aspecto a História de Oseias Fala conosco

Deus mostra, por meio de Oseias, o quanto algo tão agrado como casamento pode ser destruído de sacralidade por meio da infidelidade.
 Se tomarmos a expressão infidelidade como sinônimo de traição, não teremos dificuldade em entender o quanto essa prática é abominável.
Em algum momento de nossa vida, todos somos surpreendidos por pessoas que buscam nos ser adversárias, e de forma declarada. Denominamos esse tipo de pessoas de inimigos. Tais pessoas desejam o nosso mal e não medem esforços para que não tenhamos sucesso em nossas empreitadas. De certa forma, esses tipos de atitudes nos mostram quem são essas pessoas e como agem. Não nos surpreenderia qualquer oposição delas, pois são declaradamente nossas inimigas. Mas a traição é diferente. Não somos traídos por nossos inimigos. Somos traídos pelo que nos são próximos, por pessoas que se ligam a nós por laços de confiança. Lembremo-nos de Jesus e Judas. Judas era próximo de Jesus. Tinha visto os milagres que o Senhor fez. Presenciou conversas que nós desejamos muito ouvir. Mas não pensou muito quando lhe deram a oportunidade de trair Jesus por 30 moedas de prata. Independentemente dos motivos que o levaram a traição, o fato é que até hoje seu nome é símbolo de traidor.
Apliquemos tal raciocínio ao casamento. Deus não utilizou a figura de dois amigos para demostrar a destruição que a traição pode trazer. 
Deus utilizou a figura do casamento para demonstrar primeiro o quanto Ele amou e respeitou os israelitas, e também o quanto se sentia ferido pela traição do seu povo. Um cônjuge traído costuma se sentir trocado, inútil ao matrimônio e, em muitos casos, sem rumo para o futuro, ao meno naquele momento. Pense em um homem que fez de tudo para que seu casamento desse certo, ma que foi trocado por outro que, aos olhos da esposa, era mais bonito ou tinha mais dinheiro. Ou pense na mulher que se dedicou ao esposo e aos filhos, e de repente descobre que seu esposo partilhava a cama com outra mulher propensa a satisfazê-lo em seus desejos mais ocultos.
Deus se apresenta, na pessoa de Oseias, como um marido que foi traído por sua esposa. Foi a forma mais inteligente de Deus mostrar-se ao povo de Israel como aquEle que reclama a traição da nação depois de todas as coisas pelas quais foram beneficiados com o favor divino.
Acima de tudo, Oseias nos mostra que amar é uma decisão divina. Deus tinha tudo para desprezar Israel, da mesma forma que Israel o desprezou por séculos. Mas Deus foi insistente em seu amor.
Ainda que Israel buscasse amantes e ainda pagasse para se prostituir com eles. 

A prostituição e a idolatria nos dias de Oseias

A figura da prostituição está atrelada á prática da idolatria. Eram praticadas juntas, o que deixava Deus profundamente irritado. Primeiro, por que a adoração estava sendo deturpada, visto que o Criador estava sendo trocado por uma divindade criada pelos cananeus, e segundo, por que a adoração nesses cultos eram carregada de atos sexuais não permitidos por Deus.

Quando Deus disse a Oseias que se casasse com uma prostituta, como um 
símbolo vivo de Israel  e de sua infidelidade espiritual, Ele escolheu uma 
metáfora apropriada. O povo de Israel não apenas se prostituiu espiritualmente, 
mas também literalmente-a adoração de deuses cananeus envolvia relações 
sexuais com prostitutas do templo. Embora muitas pessoas continuassem a
adorar a Deus, também adoravam os deuses locais, como um tipo de garantia
de desastre espiritual. O Deus mais popular parecia ser Baal, que o povo julga_
va proporcionar fertilidade no campo, nos rebanhos e na família. Os adoradores
acreditavam, por exemplo, que a chuva era o sêmen de Baal. E aparentemente
pensavam que poderiam incentivá-lo, ou pelo menos, convencê-lo a 
honrar  pedido que eles faziam de chuva.
                                                                                                                                                                     A esperança para o casamento

Oseias mostra que a união entre Deus e seu povo começa com o reconhecimento de que Israel não teria mais prazer como demais deuses cananeus:

Por que sua mãe e prostitui, aquela que os concebeu houve-se torpemente
por que diz: Irei atrás de meus namorados, que me dão o meu pão e a minha
água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas. Portanto, eis 
que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei uma parede de sebe,
para que ela não ache as suas veredas. E irá em seguimento de seus amantes,
mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então, dirá: Ir-me-ei 
e tornar-me-ei a meu primeiro marido, por que melhor me ia, então, do que 
agora. (Os 2.5-7)


Infelizmente, Israel não consegue reconhecer que Jeová é o seu Deus, a não ser que se sinta privado daquilo que antes possuía. Essa é uma forma de julgamento de Deus para com seu povo, pois tudo o que Deus graciosamente lhes dava era utilizado para a idolatria: "Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o óleo e lhe multipliquei a prata e o ouro, que ele usaram para Baal" (Os 2.8). Pior que isso, Gomer deixa seu esposo e seus filhos para tornar a vida de prostituições. Ela preferia uma vida de aventuras a se estabelecer como uma mulher de família e honrada. Mas sua vida de aventuras estava prestes a terminar, e de forma trágica.

O livro

O livro de Oseias possui 14 capítulos, divididos em três partes principais:

1º. Experiência e Entendimento, 1.1-3.5

A. A Vida Pessoal de Oseias, 1.1-2.1

B. A tragédia Pessoal e o Amor Redentor de Oseias, 2.2-23

C. Os Procedimentos de Oseias com Gomer, 3.1-5

2º. O Pecado de Israel, 4.1-13.16

A. A Infidelidade de Israel e sua causa, 4.1-6.3

B. A Infidelidade de Israel e seu Castigo, 6.4-10.15

C. O Amor de Jeová, 11.1-13.16

3º Arrependimento e Restauração, 14.1-9

A. A Súplica Final ao Arrependimento, 14.1-3

B. A Promessa de Bênção Última, 14.4-8

C. Epílogo, 14.9

Profecias Cumpridas em Oseias

De forma geral, os nomes dados aos filhos de Oseias mostram o que estava acontecendo e o que haveria de acontecer á nação de Israel.
Jezreel (Deus espalhou) tratava do julgamento vindouro " de Deus sobre as dez tribos de Israel, por causa do 'sangue de Jezreel' (v.4), uma referência ao massacre dos descendente de Acabe e Jezabel realizado por Jeú, profetizado por Elias (1Rs 21.21-24), ordenado por Eliseu (2Rs 9.6-10), e aprovado por Deus (10.30)".
Deus cobrou o sangue das mãos de Jeú, visto que excedeu a ordem do Senhor e matou Jorão (9.24), matou a Acazias, rei de Judá (9.27,28), e parentes de Acazias (10.12-14), o que não havia sido ordenado por Deu. Essa cobrança ocorreu com o assassinato de Zacarias, um rei que era descendente de Jeú, exterminado, assim, sua linhagem, de forma que não houvesse descendente de Jeú para o trono.  
Uma das referências futuras que encontramos em Oseias é acerca a referência que trata da ausência temporária de uma liderança espiritual para os filhos de Israel:


Por que os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafins. Depois, tornaram os filhos de Israel e buscaram o Senhor, seu Deus, e Davi, seu rei; e temerão o Senhor e a sua bondade, no fim dos dias. (Os 3.4,5)

Essa é uma consequência clara da prostituição dos israelitas: ficariam sem rei, profeta ou sacrifícios. Tem sido de entendimento comum que essa profecia será concretizada por ocasião da vinda do Messias, por ocasião do estabelecimento do reino milenar.
Outro texto trata da reunificação das tribos em um só grupo, que terá seu cumprimento por ocasião também da volta de Cristo:


Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode
medir-se nem contar-se; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não
sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filho do Deus vivo.E os filhos de Judá e os filho 
de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma única cabeça, e subirão da 
terra; porque grande será o dia de Jezreel. (Os 1.10,11)


Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Os 6.1-3).














  

4 comentários:

  1. Boa exposição sobre o livro de Oseias. É isso aí. Oseias casou-se literalmente com Gômer (e não figuradamente, como alguns teólogos pensam), para demonstrar ao povo de Israel como andava o relacionamento de tal povo com Deus.
    Excelente artigo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmão Marcos Brito, como sempre digo, conhecimento, é o pesadelo de quem quer nos enganar!!!

    ResponderExcluir
  3. A didática de Deus ultrapassa nossa capacidade e lógica mesquinha .

    Paz em Cristo, bom domingo.

    http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/
    https://pt-br.facebook.com/ezequiel.dominguesdossantos.7‎

    ResponderExcluir