VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

sábado, 10 de agosto de 2013

Os Profetas Menores e a Atualidade de sua Mensagem

 
Os chamados Profetas Menores-Oseias,Joel,Amós,Obadias,Jonas,Miqueias,Naum,Habacuque,Sofonias,Ageu,Zacarias e Malaquias-viveram em um período de tempo que vai do século oitavo a.C. ao século quinto a.C.; entretanto, a sua mensagem é ainda atual e pungente para os nossos dias, pois traz princípios e advertência voltados para questões sociais,politicas, familiares e espirituais que se aplicam á realidade de crentes de todas as épocas, além de conterem revelações escatológicas, sobretudo relacionadas ao futuro de Israel, que ainda irão se cumprir, e muitas profecias relativas á Primeira Vinda de Cristo, que já se cumpriram e são atestadas nos Evangelhos. 
O Profetas Menores são assim chamados não por que seus ministérios tenham tido menos importância em relação aos chamados Profetas Maiores - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Essa designação, que tem origem no cristianismo, expressa apenas o fato de aqueles foram profetas canônicos veterotestamentário que deixaram um menor registro de profecias em seus respectivos livros. Na Bíblia hebraica, eles estão contidos em um só volume e foram provavelmente agrupados dessa forma por volta de 425 a.C. por Esdras e a chamada Grande Sinagoga, um grupo formado por 120 doutores da Lei. Como destaca Isaltino Gomes, ''o volume contendo todos o Profetas Menores e constituiu de 67 capítulos e 1.050 versículos. É menor que Isaías, que tem 66 capítulos e 1.202 versículos; que Jeremias, que tem 52 capítulos e 1.364 versículos; e que Ezequiel, que tem 48 capítulos e 1.273 versículos. No entanto, [...] não se deve pensar que a extensão de sua obra posa nos levar a presumir de pouco valor espiritual. [...] Se tivermos sensibilidade e soubermos ouvir o que o Espirito Santo no enina atravé deles, nossa vida será grandemente enriquecida''.
Na literatura judaica, esses livros são chamados de ''Os Dose'' ou ''Os Dose Profetas''  ( ou Dodekapropheton no texto grego da Septuaginta) pelo menos desde 132 a.C. (outros datam 190 a.C.), época provável da produção do livro apócrifo Eclesiástico, escrito por Jesus Ben Sirac, que é o primeiro registro conhecido dessa designação: "Quando aos doze profetas, refloresçam os seus ossos em seus túmulos, pois fortaleceram Jacó, e redimiram-se (da servidão) por uma fé corajosa" (Eclesiástico 49.12). Quanto á designação cristã ''Profetas Menores'' , ela surgiu na Igreja Latina, segundo afirma Agostinho (345-430 d.C.), bispo de Hipona, em sua obra A Cidade de Deus.

A Atualidade da Mensagem dos Profetas Menores

Deus falou no passado por profetas (Hb 1.1) e a mensagem destes ainda tem relevância para os nossos dias, posto que a Bíblia assevera que ''toda a Escritura é inspirada por Deus'' (2Tm 3.16, ARA), servido para nossa edificação espiritual, ou seja, ''para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra'' (2Tm 3.16,17). Porém, é claro que as profecias e orientações do Antigo Testamento devem ser vista sempre á luz de Cristo.
Os apóstolos Mateus e João, e o próprio Jesus, afirmam o cumprimento das Escrituras dos profetas do Antigo Testamento em Cristo (Mt 26.56; Lc 24.47; Jo 1.45)

A mensagem dos profetas
do Antigo Testamento
não era apenas preditiva.
Esses homens de Deus
eram sobretudo, pregadores
morais e éticos.

Jesus ressaltou que toda a mensagem da Lei e dos Profetas do Antigo Testamento é cumprida em sua regra áurea (Mt 7.12), e os apóstolos Tiago e Paulo frisaram que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento é essencialmente a mesma da Igreja no Novo Testamento (At 15.15-17; 26.22,23). Paulo sublinhou também que ''que tudo que dantes foi escrito [no Antigo Testamento] para nosso ensino foi escrito, para que , pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança'' (Rm 15.4). Logo, entendemos que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento '' são de máxima importância para a vida espiritual do cristão. A sabedoria e as leis morais de Deus, no tocante a cada aspecto da vida, bem como sua revelação a respeito dEle mesmo, da salvação e da vinda de Cristo, são de valor permanente''.
A mensagem dos profetas do Antigo Testamento não era apenas preditivas. Esses homens de Deus eram, sobretudo, pregadores morais e éticos, vigias, sentinelas levantados por Jeová para despertar e exortar suas respectivas gerações. Durante as dominações assíria, babilônica e persa, Deus levantou esses homens para ora conclamar o povo de Israel ao arrependimento, ora reanimá - los; e, em suas exortações proféticas, eles denunciaram e combateram contundentemente a corrupção, o abuso de autoridade, a injustiça social, a idolatria e o arrefecimento espiritual e a frouxidão moral do povo, o que atesta a atualidade premente dessas exortações para os nossos dias - ou melhor, para todas as épocas.

Os Profetas Menores e o Messias

Mas os Profetas Menores, como já afirmamos, também são, sim, notabilizados por suas mensagens Messiânica e escatológicas, de maneira que eles concluem o Antigo Testamento com um clima de esperança e expectativa em relação á Primeira Vinda do
Messias e trazendo vislumbre do reino milenar de Cristo sobre a Terra, temas abordados no Novo Testamento. São, portanto, uma excelente porta de entrada para os livros neotestamentários. Como bem ressalta Dionísio Pape,

é altamente sugestivo que, após o longo silêncio do período intertestamentário,
o Novo Testamento se abre com Jesus Cristo e a escolha dos doze apóstolos
como pregoeiros das Boas Novas de Salvação. Essa relação histórica entre
as promessas dos Doze no início do Novo Testamento deve despertar no povo
de Deus o afã de conhecer mais profundamente os escritos inspirados dos doze
profetas menores, que ainda nos falam hoje. [...] A palavra dos profetas menores
é uma mensagem de justiça e esperança para hoje.

Muitas são as profecias relativas ao Messias que aparecem nas páginas dos Profetas Menores. Em Oseias, lemos que o Messias seria o Filho de Deus (Os 11.1a c/c Mt 2.13-15), seria chamado do Egito (Os 11.1b c/c Mt 2.13-15) e venceria a morte (Os 13.14 c/c 1Co 15.55-57). Em Joel, foi predito que o Messias ofereceria a salvação para todos (Jl 2.32 c/c Rm 10.12,13). Em Amós, é anunciado que Deus com que o céu se escurecesse ao meio-dia, como ocorreu na morte do Messias (Am 8.9 c/c Mt 27.45,46).
Em Miqueias, é predito que o Messias nasceria em Belém (Mq 5.2b c/c Jo 15.10) e que veio da Eternidade (Mq 5.2 c/c Ap 1.8). Em Ageu, é predito que o Messias visitaria o Segundo Templo (Ag 2.6-9 c/c Lc 2.27-32) e que seria descendente do governador Zorobabel ( Ag 2.23 c/c Lc 3.23-27). Em Zacarias, o Messias seria Deus encarnado e habitaria entre seu povo (Zc 2.10,11a c/c Jo 1.14), seria enviado por Deus (Zc 2.10,11b c/c Jo 8.18,19), o descendente do governador Zorobabel (Zc 3.8 c/c Lc 3.23-27), o Servo de Deus (Zc 3.8b c/c Jo 17.4), Sacerdote e Rei (Zc 6.12,13 c/c Hb 8.1), recebido com alegria em Jerusalém (Zc 9.9a c/c Mt 21.8-10), visto como Rei (Zc 9.9b c/c Jo 12.12,13), justo (Zc 9.9c/c Jo 5.30), estaria trazendo a salvação (Zc 9.9 c/c Lc 19.10), seria humilde (Zc 9.9 c/c Mt 11.29), apresentado a Jerusalém montado num jumento (Zc 9.9 c/c Mt 21.6-9), a pedra de esquina (Zc 10.4 c/c Ef 2.20), rejeitado por Israel (Zc 11.10 c/c Lc 19.41-44), traído e trocado por trinta moedas de prata (Zc 11.12 c/c Mt 26.14,15), as trinta moedas de prata seriam lançadas na Casa do Senhor (Zc 11.13a c/c Mt 27.3-5), e uadas para comprar o campo do oleiro (Zc 11.13b c/c Mt 27.6,7), o corpo do Messias seria transpassado (Zc 12.10 c/c Jo 19.34), Ele seria um com Deus (Zc 13.7a c/c Mt 26.31-56).
Em Malaquias é anunciado que um mensageiro prepararia o caminho para o Messias (Ml 3.1a c/c Mt 11.10), que o Messias apareceria subitamente no templo (Ml 3.1b c/c Mt 11.15,16), que seria o mensageiro da Nova Aliança (Ml 3.1c c/c Lc 4.43), que precursor do Messias viria no espirito de Elias (Ml 4.5 c/c Mt 3.1,2), e que esse precursor converteria muitos a justiça (Ml 4.6 c/c Lc 1.16,17).

Divisões dos Livros

Os Profetas Menores podem ser divididos em Pré-Exílios (antes do Exílio Babilônio) e Pós-Exílios (depois do Exílio da Babilônia). O Pré-Exílios são Oseias, Joel, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias; Os Pós-Exílios são Ageu, Zacarias e Malaquias.
Outra forma de organizarmos esses livros é olhando para qual público se dirigiam. Dessa forma, podemos também dividi - los também em livros com mensagens voltadas ao Reino de Judá (Joel, Miqueias, Habacuque e Sofonias), Livros com mensagem voltadas para o Reino de Israel (Amós e Oseias), livros com mensagem voltadas para ás nações (Jonas, Naum e Obadias) e livros com mensagem voltadas aos judeus remanescentes pós-exílio (Ageu, Zacarias e Malaquias). Os profetas do Reino de Israel profetizaram no oitavo século; o de Judá, no oitavo e sétimo séculos; e os pós-exílicos, no sexto e no quinto séculos.










    
       
  

3 comentários:

  1. Olá! Junio, gostei muito desse post, Continue sempre sendo um instrumento de Deus, para trazer essas mensagens maravilhosas, que edifica as nossas vidas. Paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo blog! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado irmãs, meu objetivo, é abençoar a e pregar o evangelho de alguma forma, Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir