VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

quinta-feira, 12 de junho de 2014

É PEDRO O FUNDAMENTO DA IGREJA?

 1º Parte Entenda!

                 A Igreja Católica Romana considera o apóstolo Pedro, a pedra fundamental sobre a qual Cristo
edificou a sua Igreja; e para fundamentar esse ensino, apela, primeiramente, para Mateus 16. 16-19:

"Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque 
não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Também eu te digo que tu e´s Pedro, e sobre está pedra edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as
chaves do reino dos céus; oque ligares na terra terá sido ligado nos céus;
e oque desligares na terra terá sido desligado nos céus."

                  Desta passagem, a Igreja Católica Romana extrai o seguinte raciocínio:

1. Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja está edificada;
2. A Pedro foi dado o poder das chaves, portanto, só ele pode abrir a porta do reino dos Céus;
3. Pedro tornou-se o primeiro bispo de Roma;
4. Toda a autoridade eclesiástica foi conferida a Pedro, até nossos dias, através da linguagem de bispos e papas, todos vigários de Cristo na terra.

Uma interpretação absurda

                 Partindo desse raciocínio, o padre Miguel Maria Giambelli, põe o versículo 19 de Mateus 16, nos lábios de Jesus, da seguinte maneira:

'Nesta minha Igreja, que é o reino do céus aqui na terra, eu te darei
também a plenitude dos poderes executivos, legislativos e judiciários, de
de tal maneira que qualquer coisa que tu decretares, eu ratificarei la no céu,
(A Igreja Católica e os Protestantes, p. 68)

Refutação

                 Numa simples comparação entre a teologia católica e a Bíblia, a respeito do apóstolo Pedro  e sua atuação no seio da Igreja nascente, descobre-se quão absurda é a interpretação da Igreja Católica a respeito da pessoa desse apóstolo do Senhor. Mesmo numa superficial análise d assunto, conclui-se que:

1. Pedro jamais assumiu no seio da Cristianismo nascente, a posição e funções que a teologia católico procura atribuir-lhe.
               O substantivo feminino petra designa no grego uma rocha grande e firme.
Enquanto que o substantivo masculino petros é aplicado geralmente a fragmento de rocha e pedras pequenas tais como a pedra de arremesso.

               Pedro é petros = pedra pequena e móvel e não petra = rocha grande e firme.
Portanto, uma Igreja sobre a qual as portas do inferno não prevalecerão, não pode repousar sobre Pedro (Mt 16.18).

               Inferno, nesse versículo, se refere ao Hades (lugar dos mortos). Isto indica que a Igreja foi construída não apenas sobre a pessoa de Cristo, mas também na Sua obra na cruz do calvário, quando entrou no Hades e conquistou a morte através da ressurreição. E, a Igreja que não crer no fundamento estabelecido "Cristo é o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16) está incorrendo em heresia e, consequentemente, fadada a morrer espiritualmente.

2. De acordo com a Bíblia, Cristo é a pedra.



"Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos,
feriu a estatua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou." (Dn 2.34)

"edificados sobre o fundamento dos apóstolos, e profetas, sendo ele
mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular." (Ef 2.20)

                 Nestes versículos, "pedra" pedra se refere a pessoa de Cristo e não a Pedro.
                 
                 Diz o apóstolo Pedro: "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores,  a a qual se tornou a pedra angular." (At 4.11, cf. Mc 12.10,11). Leia Efésios 2.20; 1 Corintios 10.4; 1 Pedro 2.4-8; Isaías 28.16; Romanos 9.33; Salmos 116.22. 

O testemunho dos "Pais da Igreja"

               A maioria esmagadora dos "Pais da Igreja" cria que a expressão "está pedra" referia-se a Cristo e não a Pedro, inerente na confissão que Pedro acabara de fazer em Mateus 16.16.

               Portanto, se apelarmos para os "Pais da Igreja" dos primeiros séculos da Era Cristã, as pretensões da Igreja Romana quanto a Pedra ser a pedra de Mateus 16.18, são inadmissíveis.

               Só a partir do século IV começou a se falar da possibilidade de Pedro ser a pedra fundamental da Igreja, e isto, diretamente relacionado à pretensão exclusivista do bispo de Roma.

Concluo dizendo

               A luz das palavras do próprio apóstolo Pedro,

a) Cristo é a petra = rocha grande e firme, (At 4.11 e 1Pe 2.4-8):

"Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens,
ma para com Deus eleita e preciosa." (1Pe 2.4)

b) Todos os crentes são petros = fragmento de rocha, ou pedras móveis.

"... vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual
para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais
agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo." (1Pe 2.5).


5 comentários:

  1. Para se ver que não está difícil de entender rsrs

    @Ds83Ezequiel

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  2. Muito obrigado irmão Ezequiel por seu comentário, Deus abençoe!

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  3. Interessante , eu não sabia que a Igreja catolica fazia esta coparação.

    http://jesusadoradores.blogspot.com.br/

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  4. E não é só isso amado Jhonata, na segunda parte desse assunto estarei abordando mais alguns títulos e responsabilidades que atribuem a Pedro que não são verdadeiros, Deus abençoe sua vida meu amado!

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  5. Texto simples e objetivo, mas que esclarece a dúvida de muita gente, enquanto refuta essa heresia de que Pedro é a Pedra da Igreja, como reza a Igreja Católica.
    Deus abençoe, caro Junio!!!

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