VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

terça-feira, 4 de junho de 2013

OS PERIGOS QUE ESTAVAM SE INFILTRANDO NA IGREJA DE COLOSSO

                                                                          GNOSTICISMO

                                                             (ESPIRITISMO  PRIMITIVO)

A igreja de Colossos começou a aderir a uma doutrina alheia que combinava o Espiritismo na cultura do povo com o ritual da fé judaica. A filosofia resultante disto apresentava um Crito inadequado como senhor e salvador da humanidade.

A maioria dos estudiosos estão familiarizados com o aspecto judaico do Gnosticismo, mas o aspecto espírito, geralmente é menos compreendido. Devemos estudar cuidadosamente os seguintes aspecto desta falsa doutrina, antes de procurar estudar a Epístola aos Colossenses.

MAL E PECADO

Os gnósticos achavam que o espirito era bom e a matéria era má, por isso, eles frequentemente submetiam seus corpos a severa disciplina, ferindo - os propositalmente (Cl 2.21-23). Surpreendentemente, os gnósticos negavam a existência do pecado como um problema moral ou ofensa a Deus (1 Jo 1.8). Apesar de normas rígidas para o corpo, eles  não tinham normas para os atos do coração (Cl 3.5-8). 

Uma achando que Deus nada tinha a ver com o mal (a matéria), eles também achavam que Ele não se preocupava com os homens, nem com os acontecimentos terrestres. Para eles, Deus era impessoal e distante. O homem tinha que tomar a iniciativa para se achegar a Deus, enquanto que Deus não faria nem um esforço para descer ao nível do homem.

A CRIAÇÃO

Era inconcebível para os gnósticos que Deus criasse o mal, e já que a matéria era má, Deus não poderia tocá - la, nem criá - la. Ao invés disto, eles ensinavam que Deus deve ter criado uma força espiritual, ou emanação, a qual criou outra força, está criou outra força, etc., até que, finalmente, o mundo começou a existir. A fonte original era Deus, em quem abitava toda plenitude. Entre Deus e o mundo havia níveis progressivos de poderes inferiores (principados, potestades, anjos, etc.), diminuindo em poder até chegar ao nível do homem, que era o ser mais afastado de Deus, e por isto o que menos sabia sobre Deus.

MEDIADORES - SABEDORIA ESPECIAL

Como Deus estava tão distante do homem, os gnósticos diziam que o homem tinham que adorar os seres espirituais, que eram inferiores a Deus, mas, superiores ao homem. Estes, por sua vez, agiriam como mediadores entre Deus e o homem. (Por exemplo: anjos, em Colossenses 2.18). Geralmente estas forças espirituais eram tidas como hostis para com o homem e tinham o poder de feri - lo. (Veja Colossenses 1.16; 2.10,15.) Embora alguns fossem intermediários da parte de Deus, a maior parte era vistas como hostil  e o único modo de superá - lo era através de um conhecimento especial, e frases mágicas.

A salvação para os gnósticos, consistia em serem libertados das limitações do mundo físico. O modo de obter essa liberdade era através de uma sabedoria oculta, especial (a palavra gnosis, significa sabedoria em grego), e através do abuso do corpo. 
Eles negavam qualquer ressurreição do corpo, por que este era mau. Somente o espírito continuaria após a morte.

CRISTO

Para os homens que acreditavam no Gnosticismo, Cristo estava num plano superior ao do homem, mas não era Deus. Ele não podia ter se tornado carne, por que a carne era má. Ele era apenas um espírito. Também, pelo fato  dEle ter aparecido na terra, que é má, Ele não podia ser Deus. Ele era apenas considerado um espírito, em escala mais alta, lutando, do mesmo modo que os homens, para alcançar a plenitude de Deus.

Note bem que o tema dominante de Colossenses é ''A SUPREMACIA DE CRISTO''.
Completamente consciente destes falsos ensinos, Paulo queria demonstrar claramente que Cristo era o Criador, e que a plenitude de Deus habitava nEle. Paulo queria provar que Cristo realmente  se tornou carne e sangue para salvar a humanidade, e de que Ele era plenamente suficiente para ser nosso salvador (Ele é a Plenitude da Sabedoria), e que Ele havia triunfado sobre todos os principados que pudessem atacar ou ferir os crente.













      

4 comentários:

  1. Boa postagem! Realmente... a angelolatria, o ascetismo etc. são filosofias gnósticas e devem ser refutadas pelos verdadeiros servos do Senhor.
    Continue defendo as verdades bíblicas!!!
    Na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Amém Marcos obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Olá amado Junio Silvino a paz do Senhor! Olha parabéns pelo blog muito edificando com mensagens verdadeiramente edificantes. Vamos juntos continuar com a "faca" nos dentes propagando e defendendo a fé que temos com a maior herança já deixada para nós que foi a palavra do Senhor.

    Faço-lhe o convite para visitar e também seguir nossos blogs estamos com diversas campanhas em que estamos presenteando nossos seguidores com Bíblias e E-books, os E-books são para blogueiros com dicas, técnicas e diversos outros assuntos atrelados aos blogueiros, nossas páginas são:

    Conexão Adoremos:http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br/2013/05/declaracao-de-amor-para-sua-biblia.html#_

    Trabalhe Pela Internet: http://trabralhepelainternetemcasa.blogspot.com/2013/05/promocao-participe-ja.html

    Que Deus continue nos usando como propagadores de sua palavra pela eternidade.

    Carlos Aragão
    Skype: aragao2011
    Blogs
    Trabalhe Pela Internet http://trabralhepelainternetemcasa.blogspot.com

    Conexão Adoremos
    http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vemos alguns aspectos do Gnosticismo ainda em nossos dias até mesmo entre os cristão quando dão mais ênfase a anjos que a Cristo.Adoram mais a criatura que o criador....

    ResponderExcluir